Me deparei com a necessidade de migrar uma instalação do WordPress para outro servidor de hospedagem. Até então, nenhum problema, pois já havia executado a mesma atividade várias outras vezes a ponto de ter segurança e propriedade para realizar a migração, porém desta vez seria diferente.

O cliente não me informou os dados para acessar os arquivos do servidor e nem o banco de dados porém eu tinha em mãos as credenciais para acessar o wp admin. A soluções seriam: pedir os acessos ao servidor ao cliente e aguardar ele provavelmente ter que contatar a hospedagem para resetar a senha ou tentar de algum meio alternativo baixar estes dados. Escolhi a segunda opção pois gostaria de explorar outra possibilidade fora do que eu sempre fiz para obter o conhecimento de outra maneira de fazer a mesma migração. Para a minha felicidade encontrei outra maneira e listarei os passos e obstáculos que enfrentei para concluir.

Duplicator – um plugin de migração para o WordPress

Encontrei este pluguin como opção para a minha missão de migrar o site. Ele é uma ótima opção que basicamente cria um pacote com a instalação do WordPress contendo tudo (temas, plugins, banco de dados, …) necessário para a migração, bastando apenas enviar os arquivos obtidos para a nova hospedagem, executar a instalação e voila. Acredito que na maioria dos casos parecidos com o meu apenas o uso deste plugin irá solucionar a situação, porém, por se tratar de um site relativamente grande eu estava me deparando com erros de timeout enquanto o pacote era gerado. Para solucionar isto é só alterar o tempo máximo de execução de scripts no servidor, mas como informado, não tinha esse acesso (ninguém disse que seria fácil). O plugin Duplicator permite que você escolha exportar apenas o banco de dados e foi justamente isso que eu acabei fazendo, não tornando totalmente inútil a instalação do mesmo.

Porém, ainda precisamos de nossos uploads, plugins e temas… Agora vamos a instalação de outro plugin, conheçam o:

WP File Manager

Este plugin permite que você edite, exclua, envie, baixe, compacte, copie e cole arquivos e pastas diretamente dentro do WordPress. Agora é só selecionar os arquivos e baixá-los, certo?

Quase isso. Novamente me deparei com timeout (um pouco óbvio), então a solução foi limitar a quantidade de pastas selecionadas para baixar de cada vez e fazer isso em vários lotes. Um pouco massante e trabalhoso mas resolve.

Após baixados a instalação do Duplicator e os arquivos de temas uploads e plugins, é só enviá-los ao servidor desejado.